Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Brinque com o seu filho para estimular a sua inteligência

Sabia que pode ajudar o seu filho a ser mais inteligente, ajudando-o a expressar o que de melhor ele tem? Quer saber como?

Alfabetização – O que é e quando iniciar

 

A alfabetização de uma criança é o processo de aprendizagem do alfabeto e a aquisição de competências de escrita e leitura.

Geralmente, a criança inicia o processo de aprendizagem no primeiro ciclo da escola primária, começando por aprender letras e números.

Mais tarde, até ao terceiro ano da escola primária, o processo de alfabetização deverá encontrar-se em fase de conclusão. A criança termina, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita até aos oito anos de idade.

O que aprender antes da alfabetização

Existem algumas habilidades que o seu filho tem de adquirir para ser capaz de ler e escrever corretamente. Essas habilidades são indispensáveis para o desenvolvimento da sua inteligência. Algumas delas são:

  • Conhecimento Corporal: distinguir as partes do corpo e a sua localização
  • Coordenação Motora Fina: executar atividades com as mãos e com os dedos. Envolve recortar, juntar todos os dedos ao polegar um a um, traçar linhas com lápis ou giz
  • Coordenação Motora Ampla: mover apenas uma parte do corpo, coordenar os movimentos, saber quando iniciá-los e quando interrompê-los.
  • Perceção Auditiva: distinguir os sons das letras e dos números. Envolve imitar sons, dizer o nome dos objetos, imitar vozes de animais.
  • Perceção Visual: distinguir formas, para mais tarde distinguir letras e números. Perceber os conceitos de “perto” e “longe” e distinguir as diferentes formas (quadrado, retângulo…)

As creches são um ótimo lugar para as crianças aprenderem estas habilidades, mas isto não retira a responsabilidade dos pais. É necessário que você, pai ou mãe, estimule também a criança no seio familiar através de leitura, brincadeiras e jogos. 

Como estimular a inteligência e as habilidades do seu filho

As mães e pais dos dias de hoje têm cada vez menos tempo para os seus filhos, o que é perfeitamente compreensível. O ritmo de vida é acelerado e tem de trabalhar para dar as melhores condições de vida ao seu bebé.

Por isso, se:

  • Tem pouco tempo disponível.
  • Quer ter um filho inteligente.
  • Não quer que o seu filho fique atrás dos outros.
  • Quer ensinar-lhe as habilidades básicas e fundamentais ao seu crescimentos e aprendizagem

O segredo é: passar tempo de qualidade com ele, fazendo atividades que despertem várias habilidades ao mesmo tempo.

  1. Utilize livros de histórias, de colorir, livros para unir formas iguais ou para identificar a cor de diferentes objetos.
  2. Procure por brinquedos que incentivem a imaginação e a criatividade.
  3. Experimente dar uma volta no quarteirão e nomear as formas ou as cores que forem encontrando.
  4. Pergunte-lhe o que gosta de brincar e mostre-lhe que tem interesse em fazer o que ele gosta. Ele vai sentir-se muito amado e estimulado.
Para concluir, brinque com a sua criança com recurso a estas propostas (ou outras). Com certeza terá uma criança muito interessada em aprender e, como consequência, uma criança inteligente.

Deixe um comentário

Compre agora e ganhe um desconto de

10%

Na sua compra